segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Que danado de boneco é esse ?






Andando por Montreal a gente vê em vários lugares estátuas, camisas e lembrancinhas com a imagem de um boneco de pedra ... e eu perguntava pra um o que era aquilo, perguntava pra outro e ninguém sabia o que era. O mistério foi crescendo até que não me contive, entrei em uma loja de souvenirs e perguntei para uma atendente muito simpática: minha senhora, que danado de boneco é esse ? É um Inukshuk , ela respondeu ! Esse boneco de pedra era utilizado por algumas tribos (Inuit, Inupiat, Kalaallit, Yupik) para diversas coisas, uma delas demarcar que um ser humano chegou até um determinado ponto (geralmente inóspito hehehe). Outra utilização é como uma espécie de bússola. Mas não só isso, vejam mais na Wikipedia:


[]'s Qjones

2 comentários:

Ota disse...

ô Qjones... e pronucia "inuquechuque" mesmo :)? Vi esse boneco a primeira vez na capa do cd Test for Echo do Rush, como se eles estivessesm escalando um bichinho desse... como os cabras são canadenses agora faz sentido (onze anos depois hehehehe).

Unknown disse...

Eu fico imaginando o cara em um lugar inóspito, por exemplo, no cume de uma montanha, com ar rarefeito, temperatura abaixo dos 30oC, os dedos e a ponta do nariz congelados e ainda ter que montar uma beteirinha dessas, pedra sobre pedra.
Me parece que a modernização está nos deixando preguisoços, hehehehe...